-->

In Dicas

A minha experiência na faculdade + dicas!


Olá! Visto que estamos no mês de Setembro acredito que haja centenas e centenas de vocês que estão a entrar na faculdade pela primeira vez, ou até mesmo a começar o último ano do secundário a pensar o que escolher e o que fazer quando acabar. Pois é por isso mesmo que hoje decidi trazer um tópico um pouco sensível em que irei falar um pouco não só da minha experiência da faculdade em sim, como também do processo que leva á escolha de um curso/faculdade e de certas "pressões" e "expectativas" que há em torno deste tema. 
Quero realçar que este post dedica-se única e exclusivamente para dar a conhecer a minha perspetiva e opinião tendo em conta a experiência que tive. Houve muitos aspetos positivos como negativos e acredito que os negativos que irei apontar poderão não ser da mesma opinião que a vossa, mas é a minha. De todo não é para ofender ninguém, acredito que muitos de vocês que estão na faculdade ou já estiveram possam ter tido uma experiência 100% maravilhosa, mas não foi infelizmente o meu caso.

Ao longo deste post não irei mencionar o estabelecimento onde frequentei nem mesmo o curso em si visto que não me sinto no direito de por o nome de uma faculdade em risco só pela minha experiência. Se alguém por algum motivo mais especifico quiser saber, dependendo das circunstâncias, eu direi.

Processo de escolha do curso/faculdade:

Eu licenciei-me na área de Turismo e sempre foi uma área que me identificava e achava que me via a trabalhar na mesma. 
No 9º ano como é normal faz-se a derradeira pergunta de: "O que vais escolher? Ciências? Humanidades? Artes?" Isto é uma das coisas que sempre me fez muita confusão no nosso sistema de ensino, pôr uma pessoa de 15 anos a decidir o futuro e com bases em quê? Se tudo o que conhecemos das áreas de trabalho ou das faculdades é 0? Hoje em dia ainda há a desculpa da internet e que podemos pesquisar cursos e futuros empregos, mas na altura do meu 9º ano não era assim tão comum haver essas pesquisas e muito menos sabia eu disso. Então pensei "Sou boa a línguas, aprendo-as com facilidade e sei falar bem inglês, a área que devo ir então é para linguas e humanidades" e assim o fiz, sem qualquer ideia de um trabalho que me imaginasse a fazer.

Após três anos em línguas e humanidades chegou a hora de decidir o que queria. Posso confirmar que no 3º Período a acabar a escola não sabia nada de faculdades, não conhecia o mercado de trabalho, nada... Estava completamente perdida e não sabia o que queria pois não houve uma ajuda de ninguém para tentar saber qual o melhor curso para mim, qual a melhor faculdade. Foi quando decidi ir sozinha há descoberta e procurar eu, lendo na net ou indo ás faculdades em sim. Fui á faculdade em que me licenciei e esperei na secretaria para nada... lembro-me como se fosse hoje em que entrei lá e super nervosa ao estar num ambiente tão diferente do que costumava perguntei "Bom dia, poderia-me dizer mais sobre os cursos? Estou a pensar inscrever-me e queria saber mais sobre isso e como funciona esse processo." e a resposta que ouvi foi: "Já foi há internet? Está lá a explicar, vai ao nosso site e pronto." E foi assim que desperdicei 2 horas da minha vida. Mas lá fui ao site e realmente tem uns parágrafos a explicar os cursos *yey viva*... Escolher o meu curso e pagar propinas por algo que li em uns parágrafos... enfim. Nem tudo é mau porque acabei por escolher um curso que até tem algumas saídas interessantes e é abragente... ou será mesmo?

A primeira semana de praxes:

Bem, após este processo todo, enviei candidaturas para as faculdades e lá entrei na minha primeira opção, lembro-me de ter ficado super orgulhosa de mim de ter conseguido.

A primeira semana, a derradeira e tão conhecida semana de praxes. Se fiz a semana de praxes? Sim. Se adorei? Não. Não vou prolongar muito este tópico visto que não estou familiarizada com praxes de outras faculdades e até acredito que há pessoas que tenham adorado quando foram praxadas e que tenha sido ótima a experiência delas. Das 7h da manhã ás 19h da tarde era praxes... Para mim, o sentido das praxes é ficarmos a conhecer mais pessoas, unirmo-nos e divertirmo-nos, mas eu chegava a casa ás 21h e acordava no dia seguinte sem conseguir mexer-me com as dores que tinha nas pernas e nos braços de tantas flexões que nos obrigavam a fazer e de tanto andar num calor de 35 graus... Fiz a primeira semana de praxes por mim, porque queria experienciar isso, queria saber como era, houve alguns momentos e dias em que se fez jogos e nos sujávamos com farinha e ovos e isso até achava divertido e realmente fazia sentido para mim. Mas o esforço físico da tropa e o fazer-nos sentir intimidados, não é para mim e não acho que deva fazer parte de um "ritual" de iniciação para quem entrou na faculdade pela primeira vez e ainda por cima sozinha. Fiz a semana de praxe. Se o voltava a fazer? Provavelmente não... Se vos aconselho a ir? Sim. Já explico melhor abaixo...

Os meus três anos no curso:

Em relação ao curso em sim, eu não posso dizer que o curso seja extremamente mau e que me fez mal, mas se também me ajudou? Pouco... 
Ia com uma ideia totalmente diferente, com uma ideia que o curso era abrangente e que dava para várias áreas do turismo mas realmente era claramente mais direcionada para guias intérpretes. Eu não quero ser guia nem me imagino a sê-lo e passei estes 3 anos a ouvir: "Quando forem guias...", "Mas para serem guias têm de...", "Vocês como guias devem..." Obviamente que comecei a achar que estava no lugar errado. 

Outro aspeto que me marcou bastante, foi o facto de pensar que ia estar num ambiente super diferente do secundário, mas a verdade é que foi realmente muito parecido... Sempre me disseram que na faculdade não há faltas, somos livres de irmos ou não ás aulas e simplesmente temos de mostrar bons resultados, o que não foi de todo o meu caso. Havia faltas, havia problema em não estar a horas na sala (o que não deixo de concordar), a única diferença era que não ligavam aos meus pais a dizer que já tinha passado as faltas. Mas, havia alguns professores que realmente não concordavam com o sistema de marcar faltas e que só ia ás aulas quem quisesse e quem fosse mais assíduo realmente tinha pontos extra, e eu estou totalmente de acordo. O meu pensamento sempre foi, se estou a pagar propinas e sou maior de idade porque estão a controlar-me as faltas? E realmente com estes professores era onde eu tinha melhores notas e me sentia bem nas aulas...

Pode parecer que só estou a apontar aspetos negativos, porque realmente destacaram-se e quero alertar só para certas situações, mas também tive vários aspetos positivos. Conheci amigos para a vida (poucos mas bons) que realmente queriam o meu bem na escola e não havia competitividade nenhuma, sempre nos ajudávamos e queríamos o melhor para todos, afinal estamos ali para o mesmo. Pude conhecer o país de Norte a Sul e são das melhores memórias que tenho destes três anos (menos as apresentações que tínhamos que fazer, pois eu não quero ser guia mas era obrigada o ano todo a fingir que era uma...). Pude ter bons estágios e tínhamos muita liberdade para procurar e escolher onde estagiar. E claro, aprofundei alguns conhecimentos e sinto que conheço muito mais do meu país agora que acabei o curso. Mas para dizer a verdade, não é nada de especial, não sinto que tenha sido assim tão benéfico. Na minha opinião, um curso profissional em Turismo vai dar ao mesmo e provavelmente ainda é mais benéfico tendo em conta os estágios que se faz. 

Algumas dicas:

  • Primeiro que tudo tens que te manter fiel a ti mesmo, escolher o curso que queres, a área que queres ou até mesmo não escolher já e pensar bem no que gostas. Afinal de contas a vida é tua, e és tu que vais passar o resto da tua vida a trabalhar e tem que ser em algo que gostes. Não deixes a pressão de nada nem ninguém ditar o que deves fazer.
  • Faz a tua pesquisa! Isto é realmente muito importante na escolha de um curso. Se já tens 100% de certeza do que queres fazer no futuro e que curso escolher, perfeito. Se és como eu e não fazias a mínima ideia, pensa primeiro: "O que é que EU gosto?". A partir dai começa a pesquisar que tipo de emprego te vês no futuro, que cursos tens de tirar para isso, vai aos sites de procura de emprego e vê que requisitos pedem para um certo posto. Procura também as várias faculdades que existe e todas as opções que tens e faz uma lista, depois pôe por ordem de preferência os cursos/faculdades que queres. 
  • Em relação ás praxes que já mencionei acima, eu escrevi que aconselhava a irem ás praxes e aconselho. Porque a minha má experiência não quer dizer que vá ser igual para ti, podes adorar como podes odiar mas ao menos fostes e viste por ti mesmo/a. Ah! E muito importante, se não estiveres a gostar não te sintas obrigado a ficar lá ou a tolerar certos comportamentos por vergonha ou para te aceitarem... és livre de sair quando quiseres e de dizer não ao que não gostares.
  • Vai haver muita competitividade e muita conversa pelas costas mas não deixes que isso te afete... em qualquer lado seja no trabalho como na escola há sempre quem queira estar no centro das atenções e queira ser o "queridinho" pelos professores. Continua focado/a em ti e nas tuas notas, não sintas que por "A" ter certas notas tu tens de também ter, tens de te esforçar por ti mesmo.
  • Participa nas festas e os convívios somente se for algo que queiras claro. É sempre bom para fazer novos amigos, conhecer pessoas de cursos diferentes e descontrair um pouco das rotinas da escola. Mas tenta conjugar isso com a escola, porque assisti muito as pessoas a irem mais á faculdade pelas festas do que pelo propósito que estão lá. A faculdade não é barata e há tempo para tudo, há tempo para estudar e para sair.
*a imagem não é minha.


Este foi o post de hoje, espero que tenham gostado e que tenha ajudado. O meu maior propósito era partilhar a minha experiência como também dar algumas dicas com aquilo que aprendi. Há muito mais que poderia ter falado mas para não se tornar extenso captei o essencial. Se tiverem mais questões, ou quiserem um novo post em relação a este tema deixem nos comentários.

E vocês? Estão a pensar ir para a faculdade, estão na faculdade ou já acabaram? Beijinhos!


Related Articles

8 comentários:

  1. Adorei o post Daniela :) beijinhos ��

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso deste post! Estou no último ano do secundário e por isso tenho adorado ler a experiência que outras pessoas tiveram na universidade, quer sejam experiências mais positivas ou negativas!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, acho importante que as pessoas que tiveram experiências menos positivas partilhem as suas histórias. Nem tudo é fantástico e podem não ser "os melhores anos da nossa vida" como nos pintam. Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Saí agora da faculdade e adorei a experiência, que venha o mestrado!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/09/what-to-wear-edicao-de-batizados-asos.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Adoro ler estes postos que contam experiências . Eu estou no segundo ano do meu curso e não fiz a praxe porque não me identifico e não me arrependo nada.
    Obrigada pela tua partilha.
    Segui o teu blog, beijinhos
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, sim é importante fazer-mos apenas o que queremos e nos sentirmos bem. Beijinhos :)

      Eliminar