-->

In Dicas

O que faço para ser mais produtiva?


Olá! Agora com o regresso ás aulas, ou até mesmo com o regresso ao trabalho após aquelas maravilhosas férias em que não se fez nada de nada a não ser relaxar (o que sabe tão bem), sei que custa ás vezes saber o que fazer para ganhar aquele boost de energia ou a motivação para continuarmos produtivos. Então, no post de hoje venho vos mostrar 5 dicas do que costumo fazer para ser mais produtiva no meu dia-a-dia. 


1. Organização: ambiente arrumado, mente arrumada!

Esta para mim tem que estar no topo da minha lista, visto que eu não consigo trabalhar num ambiente que esteja desarrumado e tudo fora do lugar normal. Se sei que tenho que estudar, ou concentrar-me para fazer alguma coisa, tenho que estar num ambiente confortável, acolhedor e organizado. Assim não existe qualquer distracção e sinto que até a minha mente fica mais organizada e pronta para enfrentar os trabalhos que tenho a fazer e sinto que fico mais criativa. Por exemplo, para escrever este post arrumei o ambiente á minha volta, organizei o que precisava e estou com phones a ouvir boa música. O que me leva ao ponto seguinte...

2. Ouvir música!

O que pode ser melhor do que estar no nosso mundinho a ouvir músicas para nos concentrar-mos no que temos à frente e não nos distrair-mos com o que temos à volta? Música! Eu adoro ouvir música quando tenho que trabalhar, ou para fazer seja o que for como limpar a casa, escrever posts para o blog, fazer trabalhos, cozinhar, entre muitas outras coisas... Acho que não há nada melhor para nos concentrar. Claro que a vossa playlist de músicas que adoram e estão sempre a cantar não é das melhores opções visto que podem se distrair e começar a cantar em vez de trabalhar *eu* ahah, mas por exemplo no spotify há muitas playlists para estudar e nos concentrar-mos. Comigo até chega a um ponto em que me esqueço das músicas que já ouvi de ficar tão concentrada no que estou a fazer... só eu?

3. Anotar tudo, não só no telemóvel, mas também em papel!

Ter uma agenda ou um bloquinho de notas é o melhor para termos sempre algo onde recorrer caso nos surja subitamente alguma ideia e queiramos anotar, ou para irmos ver o que temos a fazer num certo dia a certa hora. Pessoalmente eu prefiro mil vezes uma agenda de papel à do telemóvel (old fashioned ahah) mas é verdade, sinto-me mais segura se escrever num papel e também acho mais bonitinho e adoro agendas. Dão muito jeito mesmo! Principalmente as que vêm com o calendário normal com os dias e as semanas, mas também com espaços para fazer anotações, listas, etc.

4. Lista de prioridades!

Uma outra coisa pequena e que ajuda no momento de nos tornar-mos produtivos e realmente sentir-mos que fizemos muito durante a semana ou num dia é, mentalmente ou até mesmo em papel fazer uma lista de prioridades. Saber o que fazer em primeiro e o que deixar para último. Isto é extremamente importante pois eu, por experiência própria, quando não faço isto acabo por não fazer nada! Nunca sei por onde começar então nem começar começo... é bom sempre por em primeiro o que achamos que tem que ser feito já, e em último o que puder esperar.

5. Fazer pausas e mudar de ambiente!

Por último, mas não menos importante: fazer pausas... Há muitas pessoas que não sabem o porquê de não estarem a conseguir fazer algo, ou porque estão há horaaas a matutar no mesmo assunto e não conseguem sair do mesmo sítio... Provavelmente é porque precisam de uma pausa e mudar de ambiente. Eu quando já passo mais tempo a olhar para a parede do que a fazer o que realmente preciso, sei que está na hora de fazer uma pausa. Normalmente vou comer algo, ver um pouco de televisão ou conversar com quem esteja ao pé de mim. Ás vezes as soluções e a criatividade aparece quando menos procuramos e quanto menos esforçamos o nosso cérebro a algo. Dai as mudanças de ambiente e as pausas serem tão importantes, é algo que não podem mesmo dispensar. Mas claro, tudo com "tramanhos", nada de trabalhar 5 minutos e fazer uma pausa de uma hora (sou culpada de já o ter feito eheh). Mas fora de brincadeiras esta dica é realmente valiosa e algo que me ajuda imenso. Quanto mais esforço o cérebro não costuma dar bom resultado, há que haver um equilíbrio.

Este foi o post de hoje, espero que tenha ajudado e que tenham gostado das minhas dicas do que fazer para serem mais produtivos.

E vocês? O que fazem para serem mais produtivos?


*Nota: A imagem acima apresentada não é minha. Foi retirada de um site de imagens gratuitas.

Related Articles

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, a musica está na minha lista também. Mas continuo desfocada :X
    E gosto muito de olhar da janela para o mar, sentir o seu barulho, faz-me sonhar.



    x.O.X.o with love,
    The Pink Eagle

    Meu BLOG Instagram do Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vivesse perto do mar isso faria parte da minha lista também :) beijinhos!

      Eliminar